quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Vc já leu para o seu filho hoje?


Minha experiência com livros vem da minha infância de mãe professora, que  fazia sala de leituras e por um tempo cuidou da biblioteca da minha escola..sendo assim sou apaixonada por livros, por ler..por leitura e por conhecimento. E até digo que a coisa que mais senti falta depois que tive filhos, foi de ler livros..pois passei a ler mais no Ipad e no Iphone enquanto amamentava... e consegui retomar agora minha grande paixão de leituras..com livros..de papel e seus cheirinhos seja dele novinho ou velhinho.

Sendo assim, desde que engravidei a primeira vez, comecei um pequeno acervo de livros para meus filhos (olha nem sabia que Lulu já estava por vir). LF tb ganhou outros,  e assim desde bebê tem contato com livros, leituras, estórias...

Tenho vídeos gravados dele com menos de seis meses e eu contando estorinhas para ele. Nosso acervo foi crescendo, sempre ganhando, comprando e aumentando nossa coleção. Tive o cuidado de colocá-los sempre a mão, ficam na prateleira debaixo da televisão, assim meus pequenos pegam, folheiam e se divertem com eles...e assim foi...Lulu chegou e tb adquiriu o gosto pelos livrinhos... e desde muito pequena tb ouve, brinca, folheia e quase destrói nosso pequeno acervo.

E eis que todo ano tb participo da campanha tão conhecida do Itáu.. acho que temos todas as edições.. e este ano na campanha, vieram umas perguntas que me fizeram refletir a importância da leitura para as crianças.. e fiquei pensando em como isso se refletiu aqui em casa...

E o Resultado que pude perceber é:
-Meus filhos amam livros..brincam, folheiam, rasgam( mas ensino que devemos cuidar dos livros) e amam estórias.
-acho que isso fez diferença no desenvolvimento deles...com os livros da fazenda por exemplo eles aprenderam o sons dos animais desde pequenos, Lulu já imita os principais bichos e LF tb fazia qd bb.
-Ajudou no processo da fala...LF fala super bem, se articula e sua capacidade de diálogo, de se expressar é muito boa. Lulu tb já fala várias palavras.. e nos imita que é a coisa mais linda do mundo. Sabe como isso vem da leitura...pois qd conto estórias repito sempre as palavras, canto, falo pequenos fonemas para que eles imitem etc.
-Na capacidade de abstração e imaginação...LF conta e reconta estórias, inventa outras,  e nem preciso dizer que fiz seu aniversário de 2 anos do lobo mau e 3 porquinhos..pois o personagem que ele mais ama é o lobo mau. Compramos até um livro com um lobo bom.
-LF simplesmente ama estórias..ao ponto de já termos lido 7 livros para ele antes de dormir..UFA!!!Isso fortalece o vínculo de nós pais com nossos filhos, pois nestes momentos paramos tudo para estar ali só pra eles..tendo o amor, a imaginação e a leitura como este caminho.
E a coisa mais linda outro dia aconteceu qd fui colocá-lo para dormir e ele falou -Mãe, deita comigo e conta uma estória?!
É pra chorar de amor né!!

Então gente...leiam para seus filhos, façam com que eles tenham a oportunidade de entrar neste universo lindo da imaginação, do conhecimento.
Hj percebo que estou no caminho certo, tenho certeza que no futuro mesmo que não gostem de ler todo este lado que foi desenvolvido com a leitura pode fazer diferença na vida deles...

Mas acredito que esta sementinha que estou plantando certamente dará frutos no futuro... e acho que o projeto do Itaú..parece bobo...mas me fez refletir sobre a importância de um pequeno gesto, simples..mas que com toda certeza é transformador.

E vcs já leram para o seu filho hoje?

Um comentário:

  1. Amo! Aqui em casa é a mesma coisa, muitos livros ao alcance dele, lemos todas as noites, e se ele quiser, durante o dia tambem. E gracas a D-us ja vimos efeito, ele troca muitos brinquedos por livres, maior orgulho!

    Ah, e como seu amigo LF, ele AMA o Lobo Mau!!!!! Um doa lisvros preferidos dos ultimos meses é o o Chapeuzinho Amarelo.

    Beijos pra todos!
    De nos todos... :-)

    ResponderExcluir