segunda-feira, 21 de outubro de 2013

o Sono, ou a falta dele



Sei que estou um pouquinho, ou muito sumida... mas as crias dão trabalho e fiz uma pequena viagem com o maridão e estava um pouco atolada para deixar as crias e td em ordem.
Tenho tanta coisa para falar aqui e muitas idéias, mas as inspirações sempre me vêm a noite, antes de dormir... e nunca consigo escrever, pois já estou morta de sono e odeio escrever no Ipad. Assim os posts e idéias vão se perdendo...
Mas há muito tempo quero escrever sobre isso... O SONO ou como a falta dele tem refletido na minha vida após meus filhos terem nascido.
Sempre fui uma pessoa dorminhoca e muito preguiçosa, que sempre adorou acordar tarde mesmo criança...minha mãe conta que me deixou um tempo em casa na infância pois a escola não tinha horário a tarde. Nunca fui aquelas pessoas que chegavam tarde de noitadas e emendavam com o trabalho. Após as baladas sempre ficava acabada, e sabendo que iria ter algo pela manhã, sempre procurava ir para a cama cedo, pois senão iria quase morrer de sono no dia seguinte. Tb sou destas pessoas que ficam mal humoradas, mega enjoadas e não consigo fazer nada com muito sono.
Confesso que qd decidi ter filhos, meu maior medo eram as noites insones...isso realmente me preocupava, pois sei que sou fraca mesmo neste quesito.... e o que aconteceu.....para desespero desta mãe...meus filhos sempre dormiram mal e uma noite de sono passou ser meu maior desejo desta vida.
Luiz Filipe nasceu lindo, leve e loiro, com muitas cólicas, choros e noites em claro.
Para mim, foi o caos, além dele chorar muito por conta das cólicas, o que me deixava muito nervosa.. a falta de sono agravou a situação...passava a noite toda com ele nos braços, muita das vezes eu, meu marido, a sogra , minha mãe..todos se revezando com ele...uma loucura. A ausência de sono me deixava mal humorada,  exausta e com pouca paciência que aquele momento necessitava. Qd voltei a trabalhar então....me sentia mega cansada, tinha pouca concentração...minha memória ficou horrível e meu humor então...nem se fala...
Mas como td passa...LF foi crescendo, o tto fazendo efeito...mas ele perdeu seu padrão de sono...eu o acostumei a mamar sempre que acordava, e hj percebo que ele acabou acostumando a sugar e mamar para pegar no sono..resultado..LF em seu primeiro ano de vida acordava umas 3 ou 4 x durante a noite para mamar..era um suplício...pela manhã..ele ficava com alguém e eu dormia pq senão eu não aguentava.
Para meu desespero..engravidei novamente, e a única coisa que conseguia pensar, não era se era menina ou menino, era que eu não dormiria por mais um ano novamente!! Me julguem "menas" mãe!!!
Sendo assim, começamos um processo de tentar fazer com que o LF deixasse de mamar de noite... e como ele andou doentinho e muito gripado, tossindo e vomitava qd mamava..assim...diminuímos.. e ele passou a mamar uma.. e até de vez em qd..só lá pelas 5 da manhã...qd não tinha nenhuma intercorrência.
Pensava que precisaria de tempo para um RN.. e neste período tentei fazer com que o LF ficasse mais independente possível..claro que td dentro da idade e do limite dele.
Ainda tinha esperança da Luana ser diferente.... e dormir bem!!! Doce ilusão de mãe...
Luana nasceu, e sempre foi muito dengosa....não chorava como o LF mas queria colinho full time, somado isso o processo de amamentação = MUITAS NOITES EM CLARO!!
E com isso eu fui me acostumando a dormir no máximo 3 horas por noite e dar conta do recado...ou achar isso... a verdade é que sem perceber, percebendo é que me tornei uma pessoa extremamente mal humorada, com raiva do mundo, não querendo sair, pois sabia que me cansaria e não teria como descansar... e td isso virou uma bola de neve...eu não dormia, descontava em td e em todos, não tinha disposição para nada....uma loucura!!
Então que tive que ter ajuda profissional, no início não aceitava em ter que tomar remédio que mexesse com meus sentimentos, não admitia ter uma vida boa, ter filhos lindos, um marido que me ajudava, pais e sogros maravilhosos e não me sentir feliz, ou pior ter que ter interferência de uma pílula para me sentir feliz. Durante um tempo tentei sozinha mudar, tentar ver o lado bom de td...e até melhorei um pouco, mas tudo isso estava afetando minha relação com as pessoas que eu mais amava....
Resumo da ópera...ainda não durmo bem qd estou com as crianças...o LF ainda acorda de madrugada, chora, quer algo, de vez em qd mama, ou só chora pq sonha, ou pq quer a gente, ou pq quer chorar. A Luana tem um padrão de sono melhor, qd não tem dente nascendo, virose, gases..ela acorda só uma vez a noite, mama e volta a dormir... e está ensaiando dormir a noite inteira para minha alegria.
Com todo este quadro comecei a tomar uma medicação que me induz ao sono e que tb regula meu humor... também comecei a me exercitar e a fazer terapia...ainda estou no início do tto mas espero em breve largar  a medicação, ter um sono mais tranquilo com a ajuda das crianças...confesso que o que mais me cansa na criação de filhos e  me angustia e é a falta de sono, deles não dormirem direito...morro qd alguém diz que o filho dorme a noite inteira ou que sempre dormiu...
Sei que a tendência é melhorar e já vejo muitos avanços...hj por exemplo o LF dormiu a noite inteira e qd saí de casa para trabalhar ainda não tinha acordado nem para mamar....Espero que eles durmam melhor e eu tb... e não vou tentar o terceiro para ver se vem calminho não!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário