segunda-feira, 6 de maio de 2013

Cada Coisa em seu Lugar

E assim a vida está entrando nos eixos depois de alguns caos ao qual relatei aqui.
As crianças se adaptaram a nova babá..Luana está super bem, adora ela, já que a mesma dá muito colinho e denguinhos ao qual ela ama.
Luiz Filipe está dormindo bem melhor e está levadíssimo com pérolas hilárias de uma pré adolescencia prematura.
E Eu????
Eu me sinto mais forte, mais madura, mais mulher, mais mãe e muito mais feliz.
Sinto que depois de muitos erros e acertos nesta nova fase da minha vida, pela primeira vez assumi as rédeas de tudo, me sinto mais confiante e conseguindo dar conta de quase tudo e o melhor sem culpa.
O primeiro passo de tudo isso sem dúvida foi o desmame da Luana. E as mamíferas que me matem e sinto muito por isso tb, mas desmamar a Luana foi importante nesta etapa.
Sonhei em amamentar muito, de criança grande no peito..de leite jorrando...mas nem tudo sai como planejamos.
A saída da Luana do peito foi importante para ela se sentir melhor, sem cólicas, sem irritabilidade e diminuir muito o refluxo.
Para eu me alimentar melhor, ou digamos comer todas as besteiras do mundo, como chocolate, queijo, iogurte, refri, poder sair e comer td o que quiser. Sair sem hora para voltar. Infelizmente foi para mim mais uma libertação...amamentar é um vínculo muito forte, amava com todas as minhas forças e fiz muitos sacrifícios durante este quase oito meses. Mas estava se tornando mais sacrifício do que prazer, pois ver a Luana chorar full time não foi nada fácil.
E para o Luiz Filipe... pq a partir do momento que eu desmamei a Luana, me senti mais disponível para ele. Ele melhorou a olhos vistos. Parou de acordar a noite me gritando, está mais feliz, bem humorado, comendo melhor..o que realmente me faz ver como tudo isso estava afetando-o. Agora tenho mais tempo para com ele. Continuo me desdobrando para dar atenção aos dois, mas qd ele está na escola, encho a Luana com minha presença carinho e dedicação. Mas qd ele chega, sou toda dele, pois assim a Luana pode ficar com alguém sem que a todo momento ela esteja no peito. E isso fez muito bem para nós três.
E isso td tb me faz pensar que nem tudo tem que ser como manda o figurino, ou os livros, os pediatras e os blogs ao qual tanto amo. As vezes precisamos parar, olhar para dentro, para fora, para a situação e realmente ver qual a melhor solução. Sem culpas, sem medos, sem comparações...pois cada um sabe as dores e delícias do ser, já dizia alguém.rsrs
Sendo assim, com o desmame, as mudanças da rotina, a nova babá, o retorno ao trabalho...todo este caos, foi se transformando em ordem...
Parei, olhei para dentro de mim, para minhas necessidades, de meus filhos e de minha família... e com ajuda de terapia consegui e estou conseguindo dar outro sentido aos mesmos problemas.
Primeira coisa que fiz foi me colocar em primeiro lugar, eu estando bem, estarei bem para meus filhos e meu marido. Sou uma pessoa que sempre coloco os outros em primeiro lugar, tenho muita dificuldade de dizer não e tento ajudar a todos. Mas nem sempre as pessoas conseguem ver isso de uma maneira boa e sinceramente muitas pessoas me acham tola e boba. Parei de ajudar quem não me ajuda e não me dá valor, antes do outro tenho minhas necessidades. Estava sempre me descabelando para dar conta de problemas dos outros. Mas ninguém dá conta dos meus. Agora eu e minha família e o bem estar da gente em primeiro lugar. E se algumas pessoas não entenderem é porque não me querem bem de verdade, apenas tirar proveito de algo.
Segunda coisa, estabelecer uma nova rotina aqui em casa, organizando a rotina dos afazeres dos empregados e babá. estabeleci uma rotina diária para as crianças e a babá, e tb para a empregada. Tudo está mais organizado, limpo e eu fico menos estressada, pois por mais que não tenha tudo organizado todo o tempo, pense uma casa com duas crianças e um marido mega bagunceiro, me sinto bem em ver tudo no devido lugar ou pelo na tentativa de estar.
Terceiro, entreguei os pontos quanto ao sono e a dependência das crianças. Não sou super mãe, tento mais não sou, sou mortal, canso, me estresso e isso faz mal para todo mundo. Passei a delegar funções ao qual não conseguia dar conta. Como o sono da Luana. Centralizava muito isso em mim, só eu fazia dormir, só dormia comigo etc. E assim, me vi louca, surtada com um bb que quase nunca dormia, chegando ao meu limite. Com a chegada da nova babá e a adaptação da Luana, fiz seus horários pensando em mim, assim ela dorme nos dias que eu tenho plantão e com a Luana, além de dormir mais um dia que o Filipe tá de plantão e assim não fico sozinha e/ou dependendo de outras pessoas para me ajudar. Resumo da ópera, Mamãe descansada, feliz e disposta para cuidar de uma bb que requer mais colinho que tudo. Tb passei a acordar mias tarde qd não me chamam, sinal que não precisaram ainda de mim, sempre levantava cedo mesmo sem dormir para saber se td estava em ordem. Em ordem o não, eu estou menos cansada , estressada e td bem melhor. Resultado, menos estresse, menos irritabilidade, menos brigas e discussões por causas bobas. Mais bom humor, disposição para curtir e ser feliz.
Muitas coisas mudaram e sei que ainda preciso mudar outras tantas, mas o pontapé inicial foi dado...
Hj acho que completei e fechei um ciclo, não sou mais adolescente, não sou mais uma moça, muitas coisas mudaram, passei de fase, e agora é curtir esta fase...
De ser mãe, mulher, esposa...sem deixar a doçura  e inocência da criança ainda dentro de nós, da voracidade, vontade de viver, inquietude, insanidade da juventude.. e maturidade que ainda tenho que adquirir.
Me livrei de pessoas, de coisas, de culpa....
E tá td bem melhor!!!!

Um comentário:

  1. Raquelita, q bom q as coisas estão se ajeitando... cada pessoa tem mesmo q analisar, olhar em volta e ver o q dá certo pra ela e pra sua família. Não há formulas, não há conselhos melhores do q seguir o coração!!!

    Beijos, querida!

    ResponderExcluir