quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Relato de parto





Nem acredito que chegou o meu dia de relatar como meu príncipe veio ao mundo!!!
Sei que estou um pouco ausente, mas na reta final da gravidez, estava extremamente cansada, sem empregada, cuidando dos últimos detalhes e muito , mas muito ansiosa. Todos os dia pensava qual seria o dia que meu rebento nasceria.
Como relatei aqui, me preparei muito para ter parto normal, mentalizei, conversei com meu corpo e me propus ser mais tolerante a dor, pois sou extremamente fresca..assim..com tantos exames, agulhadas e vacinas, fui preparando meu psicológico para a dor que poderia sentir e como poderia suportar.
Nas últimas consultas com o Go, descobri que já estava dilatando, e quando fui fazer a última ultra descobri que meu bb estava com uma circular de cordão no pescoço, confesso que fiquei desesperada, com tantas histórias que vemos por aí...e qd fui na que seria a última consulta com a Go, ela falou da possibilidade de ser cesárea. Fiquei arrasada, mas queria que fosse feito o melhor para o meu bb. Quero deixar bem claro aqui, que a circular, não é motivo para cesárea, somente uma preocupação, o que minha médica disse, foi que monitoraria o bb a todo tempo para que ele não entrasse em sofrimento durante o parto normal. Fiquei muito apreensiva, chorei muito de medo e comecei a prestar atenção nos movimentos do bb, além de monitorar em casa com meu dopler os batimentos. Confesso que fiquei paranóica.. e meu marido foi muito importante neste processo, me acalmando e dizendo que tudo daria certo, mas tb sentia uma pontinha de preocupação em seu olhar.
Minha última consulta foi dia 09/02, e estava com 3 cm de dilatação, e aí a grande notícia, até aquele fim de semana meu Luiz Filipe nasceria. Minha mãe tinha chegado naquela semana e já estava me acompanhando, tratei de avisar toda a família. Minha irmã iria assistir o parto, mas só poderia vir no fim de semana já que a mesma trabalha muito e mora no Rio. Também nesta semana, comecei a sentir as contrações agora mais doloridas, mas nada demais, como uma leve cólica, e tentava monitorar as contrações que estavam cada vez em menos tempo. Na noite de quarta para quinta tive um pouco de dor, nada demais tb, e minha irmã estava em Brasília, conversei muito com mu bb para esperar Tia Stella chegar, ela ficaria arrasada senão estivesse aqui na hora do parto. E assim foi...
Na sexta 11/02, foi marcado meu exame de cardiotocografia, que justamente avalia os batimentos fetais e principalmente durante as contrações. Outra preocupação era que no hospital que faria o parto, não tem esta máquina, o que é um absurdo, uma máquina relativamente barata e muito importante no parto normal, mas não tão necessária nas cesáreas e como os hospitais particulares fazem 99% de cesáreas..já viram ne. Deixo aqui minha indignação. mas minha Go se propôs a monitorar com dopler todo o tempo.
Bem, fui fazer a cardiotoco e eu achando que estava com contrações em meia em meia hora, mas médica falou que estava de 10 em 10 minutos - Meu marido conseguiu sair mais cedo e me encontrou no exame - Aí a médica ligou para minha Go e disse que seria aquela noite que meu bb nasceria. Fiquei radiante, estava louca para ele nascer, já não estava dormindo bem e muito ansiosa para ver seu rostinho e para que td desse certo. Neste mesmo dia, tinha andado, comprado as últimas coisas que faltavam e fui dirigindo para o exame. Saí do exame fui direto para o consultório da minha GO para ela me ver, realizado o toque ela disse que eu estava com 5 cm de dilatação e com o colo apagado...sim dali iria para a maternidade. Nem acreditava, como sonhei com esta frase.. e sim..os batimentos estavam ok continuariam sendo monitorados e lá decidiríamos se seria cesárea ou PN. Detalhe minha irmã estava subindo a serra, meu cunhado já tinha chegado e meu marido ao meu lado..meu pai viria no dia seguinte, pois mora no interior..tudo perfeito!!!
Fui para casa dirigindo, e se trabalho de parto fosse assim, teria uns 10 filhos!! ( claro que eu pensava isso antes do meu bb nascer).
Fui para casa, numa felicidade só..estava td pronto..minhas malas a do bb, chegando lá minha irmã já tinha chegado, tomei um banho, coloquei meu vestido branco que tinha escolhido para este dia.. e fomos em comitiva para a maternidade. Meu momento havia chegado... acho que não mensurava o turbilhão de sentimentos que viriam pela frente..medo, insegurança, felicidade...
Chegando na maternidade, a minha médica já estava lá, fui para o quarto, tirei muitas fotos... e fui examinada mais uma vez..batimento ok! veio o sorinho..ai que medo...só lembrava da Lúcia, que desistiu do PN depois da ocitocina..mas nada de dor..
meu sentimento era um misto de excitação, euforia e insegurança. Subi para o centro cirúrgico..esta parte para mim é a pior, andar de maca para mim é a pior sensação, me despedi de todos e encontraria o Filipe e minha médica lá em cima. Ter marido médico é ótimo, pois ele tem livre acesso no hospital e com os médicos.
Chegando lá..me senti tão sozinha, minha Go não havia chegado nem o Filipe fiquei ali, em uma maca, em uma sala sozinha e só conseguia mentalizar coisas boas, que em breve estaria com meu pequeno nos braços. Minha médica chegou, o pediatra e logo Filipe chegou, o que me acalmou muito. Mas uma monitoração do batimentos, e uma forte contração, nesta hora minha barriga ficou dura, e dava pra ver o desenho do Luiz Filipe nela, seu bumbum para cima, seu joelhinho...çonfesso que mais uma vez não senti dor, uma leve cólica e o desconforto da barriga dura. Vi o olhar da Minha GO, e perguntou: - cade o anestesista??? Tá chegando alguém respondeu, ela veio a mim e o Filipe e disse, não tem jeito Raquel, sei o quanto vc se preparou, o qt queria PN, mas o melhor para o bb é a cesárea. Neste momento o anestesista chegou, aí bateu o medo, tinha muito medo da anestesia, perguntava a toda hora se ia doer, me lembro do Fi tentando me acalmar, que daria td certo, que seria rápido, e que em 15 minutos meu bb nasceria. Filipe me colocou na posição fetal, pediu para que eu não mexesse, senti uma agulhadinha, uma ardida, nada demais, o soro doeu mais, e qd virou já senti uma queimação na perna e colocaram a sonda. Eu procurava a minha irmã, ela estava se vestindo e me acalmei qd ela chegou, sabia que era importante para nós duas este momento. Olha foi td muito rápido..ouvi alguém falando a bolsa rompeu..ele tá vindo, vc vai sentir uma pressão na barriga e foi então que ouvi seu chorinho..ele chorou forte.. e fiquei atonita...só queria vê-lo...minha irmã falava que ele era lindo, e o pediatra o trouxe..lembro dele quentinho, todo sujinho..seu cherinho...o beijei e nem acreditava no que estava acontecendo...
Luiz Filipe chegou as 22:04h com 3.200kg...pelas mãos de uma pessoa maravilhosa, sei que minha médica é especial..hoje qd vejo as fotos e vejo como ela tirou ele de mim...foi lindo!!! Fico muito feliz por esta escolha...depois que td passou ela falou que os batimentos dele chegaram a 80 e não arriscaria PN..sinto que foi a melhor escolha..Luiz Filipe é lindo saudável, mamou na primeira hora, e é muito calminho.
A mãe aqui que é insegura..mas como dizem, que qd nasce um bb tb nasce uma mãe...estou aqui, aprendendo e conhecendo meu filho e a mim mesma a cada dia.
Obrigada Deus pelo dom da vida, Filipe por estar sempre comigo e a Dra. Mércia um anjo em nossas vidas. Também a minha família pelo apoio e dedicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário