quarta-feira, 29 de junho de 2011

Doença do Ciclo Entero Mamário

Sim, este foi o diagnóstico do meu pequeno. Depois de 4 meses de luta e sofrimento para mim e para ele...vamos lá vcs vão entender o que é isso.
Tudo começou aos quinze dias de vida..Luiz Filipe nasceu de cesárea, pois estava com dip 3 , por causa da circular de cordão, ou seja, seus batimentos caíram muito e não queríamos arriscar. Mamou na primeira hora, tive colostro, teve hipoglicemia na primeira noite e tomou leite humano do banco de leie. No primeiro dia em casa tb teve hipoglicemia e tomou 10 ml de nan HA. Luiz Filipe era um bebê calminho, só acordava para mamar, tive muito leite, sem mamas rachadas...amamentar para mim era sim um prazer. Aos quinze dias começaram as cólicas, noites em claro e cada vez evitava mais alimentos. Ele passou a não dormir mais a noite, várias noites em claro e comecei a fazer td, massagem , banho morninho, remédios, bolsa de água quente.. e nada, nem ligeira melhora. Dei chá, (no auge do desespero), muito colo de bruços.. e nada. Parei duas vezes no pediatra dele, pois já não sabia o que fazer, mas o mesmo disse que era normal, que por volta dos 3 meses td passaria, este por sinal era o discurso de todos. Calma, isso passa com três meses, passa vc vai ver!!! Segundo mês e nada, minha mãe só foi embora no segundo mês depois que contratei a babá, pois não conseguia ficar sozinha com meu rebento. Gente, foi um período muito complicado para mim, hoje olhando td, vejo que se não fosse muita ajuda e apoio, não sei o que seria de mim. Passei a não dormir mais a noite, e ficava morta de cansada, não conseguia fazer nada, nada em casa, mal conseguia cuidar do meu pequeno, me sentia exausta, fracassada como mãe por não aguentar, por querer dormir um pouco. Não aguentava mais tantos palpites. Qd escurecia, chorava. chorava, pois sabia que ficaria mais uma noite em claro. Vou ser bem sincera, não tinha nem prazer com meu filho, para mim era mais sacrifício. E me culpava, culpava e me culpava. Queria tanto ser mãe, e para mim estava sendo tão difícil. Será que ser mãe era isso, tanto sacrifício...cheguei a pensar o que tinha feito para merecer aquilo.
Tive muita ajuda da minha babá depois que minha mãe foi embora, pois meu marido fica fora durante a semana, ficava a noite, e ela pegava ele pela manhã e conseguia descansar um pouco. Neste período, Luiz Filipe estava ganhando peso e mamando muito no peito. Pensamos que o choro excessivo fosse refluxo oculto, pois ele não golfava, e comecei a fazer uso de motilium e label. Meu marido foi contra e por vezes parei de dar o remédio, mas como ele piorava voltava a dar. Após o Luiz Filipe completar 3 meses, achei que td fosse passar, sei que não seria de uma hora para outra, mas a tendência era ir passando, mas não foi isso que aconteceu, meu pequeno passou a se contorcer a noite inteira, chorando a cada hora e depois da mamada a coisa ficava feia. Comecei a perceber tb que ele por vezes rejeitava o peito, não queria mamar, ou qd mamava uma hora depois estava aos berros. Sabia que aquilo não era normal e comecei a insistir com todos, mas ninguém acreditava em mim, diziam que era fraca e mole, que era assim mesmo, que bb chora mesmo. Eu estava entrando em desespero, chorava, perdia a paciência, contava as horas para a babá chegar e comecei a entrara em depressão, entregava ele a babá e não queria levantar, comer. Nesta fase, minha babá foi muito importante, me dava animo, me fazia levantar, comer, me arrumar..
Foi aí que o meu marido viu como eu estava e viu que aquilo não era normal nem para ele, nem para mim. Marquei outro pediatra, que acreditou em mim, e pediu que suspendesse toda a alimentação com leite. Pesou o Luiz Filipe e aí vimos que ele não estava ganhando peso como antes. Parei com leite e lacticínios e nada de melhora. Em uma das crises dele de duas horas chorando ligamos para o pediatra dele que pediu para que levássemos em uma gastro, conseguia consulta e o levei. Ela suspendeu toda a medicação que estava fazendo, só continuar com o label e voltar na próxima semana. Com o corte dos remédios e principalmente com o corte do motilium, Luiz Filipe teve uma melhora. Passou a ficar menos irritado, a brincar mais e fui tendo mais esperança. Mas a noite continuava a mesma coisa. Na próxima semana, ela falou que o que ele tinha era fome e passou um leite. Sendo que de tanto minha mãe falar, já tinha tentado isso, minha mãe jurava que com o complemento ele iria dormir a noite inteira. Doce engano, após a mamada ele berrava da mesma maneira. Foi aí que num sábado Luiz Filipe berrou por uma hora. Chamamos minha sogra que é otorrina, pedimos para ver o ouvido, verificamos td e nada. Ele berrava, berrava e eu chorava, chorava. Minha sogra já tinha falado em levar em um gastro no Rio, bambambam, mas eu achava que aqui iríamos resolver. Mas ali vi que não tinha jeito. Na segunda consegui consulta e quarta estávamos no médico.
Dr. Aderbal Sabra é especialista em alergia alimentar, gastrologia, professor de várias faculdades. A consulta é uma pequena fortuna, mas valeu cada centavo. Ele me ouviu, fui relatando td e ele começou a descrever o meu pequeno.
Ele tem muito soluço, arrotava muito depois da mamada, era inquieto, se contorcia.
Ele disse, de uma maneira resumida e simples, que o Luiz Filipe era um bb alérgico, e que não conseguia diregir as proteínas passadas pelo leite materno, de td o que eu comia. Que iria passar um leite para ele, eu passaria uma semana comendo batata, arroz, banana e mamão e que depois faria um teste alérgico e que veria o que eu poderia comer e voltaria a amamentar. Sim, ele tb me prguntou pq demorei tanto a procurar ajuda... e nesta hora desabei a chorar...PORQUE NINGUÉM ACREDITOU QUE NÃO ERA NORMAL O QUE ELE TINHA!!!
Meu marido queria se enterrar no chão e me abraçou...
Bem, Luiz Filipe começou a tomar Neocate, e graças a Deus começou a mamr aos pouquinhos mas depois passou a mamar mais e mais. Ficou bem melhor, passou a dormir melhor, acordar só para mamar. e me enchi de esperança..agradeci muito..por descobrir o que meu bb tinha. Depois do teste alérgico, tive uma dieta muito restritiva, só iria poder comer em casa, já que tinha alergia a soja, e óleo de soja é usado em muitas comidas, e não ia poder arriscar. Cheguei a voltar a amamentar...mas ele voltou a ter cólicas mesmo com a dieta e desisti. São 4 meses sem dormir, sem comer direito, estou um caco, mais magra que qd engravidei, com muita queda de cabelo e preciso estar bem para cuidar do meu bb. Resolvi para o bem de nós dois parar... e agora ele toma o neocate.
Esta decisão foi muito difícil para mim, pois amei amamentar, não tive nenhum problema, ele amava meu peitinho, seus carinhos no meu colo...mas nao suportava mais ver meu bb sofrer e me culpar por algo que eu comi. E como ele se adaptou bem ao leite...acho que foi o melhor caminho. Tirei muito leite neste processo e doei td para o banco de leite daqui, quero ajudar a outros bbs.
Agora estamos em acompanhamento, luiz filipe não poderá inserir frutas nem alimentos agora, por enquanto só este leite, que é bem caro, por sinal, e talvez só aos oito meses começará com outros alimentos. Vulgarmente ele tem uma colite alérgica e daqui para frente faremos td o que o médico mandar.
Estamos em processo de adaptação, ele chegou até a evacuar sangue. Está sendo difícil, mas acho que o pior já passou!!!
Agora quero só ver meu bb bem!!

4 comentários:

  1. Nossa Raquel tadinho do seu bb, e de vc tambem que procurava ajuda mais ninguem acreditava!
    Espero que fiquem todos bem!!
    Grande Bjo

    ResponderExcluir
  2. Olá

    Li sua história e fiquei comovida com o probleminha de saúde de seu bebê, mas com muita fé isso se resolverá da melhor maneira.

    Ah, nossos bebês nasceram no mesmo dia, 11 de fevereiro, coincidência né. Passe lá no blog para conhecer meu Dudu.

    mundinhodarosi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Voce esta com o melhor alergista e gastropediatra do país, senao do mundo, sou aluno dele no curso de medicina e faço alguns trabalhos com ele inclusive um deles é o estudo destes tipos de alergias. Siga rigorosamente as orientaçoes e melhoras ocorrerão.
    abraços

    ResponderExcluir
  4. Raquel, vim conhecer o seu blog e me apaixonei... pela maneira como relata sua historia. Fiquei emocionada quando li sobre seu bb e estou na torcida pela melhora e aceitação de futuros alimentos.
    Vou te seguir, ok?
    Passa no meu blog para vc conhecer o Davi. Ele é uma pouquinho maior que o Luiz Felipe, mas acredito que podemos trocar informações mesmo assim, ne?
    Beijos

    ResponderExcluir